Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

25/06/2021

Processo de renovação da plenária do Comitesinos começa em julho

Presidente destaca a importância da representação junto às categorias da entidade, papel que assegura a melhor tomada de decisão em nome do coletivo

 

O Comitesinos dará início, em julho, ao processo de renovação da composição da sua plenária e diretoria para o biênio 2022-2024. Pela primeira vez em seus 33 anos de história, a eleição se dará de maneira não presencial e a Comitê se organiza para realizar reuniões online e reunir suas categorias para este importante debate, atendendo à Resolução 219/2017 do Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CRH/RS), que regulamenta as eleições dos Comitês de Bacia no Rio Grande do Sul.

 

O primeiro passo da renovação é a constituição da Comissão Eleitoral, responsável pela coordenação do processo, e que será formada na próxima Reunião Ordinária, em 8 de julho. Na sequência, é enviado aviso ao Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CRH/RS), que acompanha o desenrolar em todos os passos. Depois, são fixados prazos de entrega da documentação dos interessados e da eleição propriamente, que deve ocorrer em outubro.

 

Atualmente, 48 entidades compõem o plenário, distribuídas em 14 categorias que tomam as decisões referentes ao gerenciamento das águas da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. No momento, a diretoria é composta pelo presidente Anderson Etter, representando a categoria Abastecimento Público, e pelo vice-presidente, Sandro Luiz dos Santos, das Associações Comunitárias. As secretarias executiva e administrativa são representadas, respectivamente, pela arquiteta Viviane Nabinger e pela engenheira sanitarista Kely Boscato.

 

REPRESENTAÇÃO — Conforme o presidente do Comitesinos, cada titular exerce papel fundamental na construção das ações que vão balizar o gerenciamento das águas da bacia do Sinos. “O exercício da representação é uma das atividades de maior importância no Comitê, pois é quando nossos representantes compartilham com suas categorias o que vem sendo discutido internamente em nossas instâncias”, ressalta Etter. “É o momento de debater com seus pares, fazer a lição de casa com sua comunidade e retornar com uma posição coletiva”, explica.

 

Segundo Anderson Etter, pela relevância dessa atribuição e suas consequências na construção da sustentabilidade econômica, social e ambiental da bacia do Sinos, a cada novo processo eleitoral o Comitesinos recebe inúmeras inscrições de entidades que desejam compor o plenário. No entanto, destaca, os interessados devem estar atentos para que ocorra, de fato, a representação e participar ativamente. “Nossas reuniões não se esgotam quando terminam”, brinca. “Esse é o momento em que se iniciam, porque nossos membros retornam às suas entidades com o que foi apresentado e vão construir soluções que atendam e defendam os interesses de sua categoria”, pontua. “Estar presente assegura vez e voz em decisões fundamentais que afetam milhares de pessoas”.

 

COLETIVO — A partir da decisão de cada categoria, o plenário delibera pelo que é melhor para a sociedade da bacia no que se refere aos diferentes usos da água. Somente nos últimos dois anos e durante a pandemia, o Comitesinos aprovou oito deliberações com foco na revitalização, proteção e conservação. Entre elas, figuram temas como identificação e proteção das áreas de banhado na várzea do Sinos, sistema de bombeamento para irrigação, regionalização dos serviços de saneamento e uso e parcelamento do solo em zonas rurais, além de medidas administrativas de interesse coletivo.

 

As Deliberações do Comitesinos estão disponíveis em: www.comitesinos.com.br/comitesinos-deliberacoes

Clique aqui para ter acesso direto.

 

CATEGORIAS QUE COMPÕEM O PLENÁRIO DO COMITESINOS

Grupo I — Usuários da Água | Abastecimento Público

Grupo I — Usuários da Água | Drenagem

Grupo I — Usuários da Água | Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos

Grupo I — Usuários da Água | Geração de Energia

Grupo I — Usuários da Água | Indústria

Grupo I — Usuários da Água | Lazer e Turismo

Grupo I — Usuários da Água | Mineração

Grupo I — Usuários da Água | Produção Rural

Grupo II — Representantes da População | Associações Comunitárias

Grupo II — Representantes da População | Associações de Profissionais

Grupo II — Representantes da População | Clubes de Serviços Comunitários

Grupo II — Representantes da População | Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão

Grupo II — Representantes da População | Legislativo Estadual e Municipal

Grupo II — Representantes da População | Organizações Ambientalistas

Grupo II — Representantes da População | Organizações Sindicais

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt
51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul