Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

18/08/2019

VerdeSinos na Expointer 2019

Ações voltadas à propriedade rural, que compõem a terceira fase do processo, assim como Relógio do Corpo Humano, serão atrativos no estande da Emater/RS-Ascar

 

O Projeto VerdeSinos estará presente na Expointer 2019, de 24 de agosto a 1º de setembro, com um espaço próprio junto à casa da Emater/RS-Ascar. Durante os dias da feira internacional, o público poderá conhecer melhor esse processo permanente voltado à sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e um pouco do trabalho desenvolvido desde 2009 sob a coordenação do Comitesinos.

 

Profissionais de diversas áreas dos 13 municípios parceiros da terceira fase da iniciativa ficarão à disposição, no estande, para orientar os visitantes e explicar um pouco das ações executadas nesta etapa — voltada à propriedade rural e totalmente em sintonia com o slogan da edição 2019: “Inspiração que vem do campo”. No local, também poderão conhecer um modelo real do Relógio do Corpo Humano, espécie de horto ou canteiro onde são cultivadas plantas medicinais que auxiliam no tratamento da doença de cada órgão humano representado.

 

Originário da China, o Relógio do Corpo Humano foi adaptado às mais diferentes culturas, mantendo o propósito de usar as plantas nos horários indicados, a fim de obter a cura ou alívio dos sintomas dos órgãos. Na medicina chinesa existe um fenômeno que se utiliza para o controle biológico do organismo, onde acontece a circulação energética. Embora exista um fluxo energético constante e polarizado em cada meridiano ou canal de energia, sempre haverá, dependendo da hora do dia, uma quantidade maior de energia num dos canais, determinando o que se conhece como relógio cósmico ou orgânico.

 

Assim, a partir do relógio, pode-se saber em que momento o canal principal de energia encontra-se em determinada posição, sendo possível equilibrar todo o sistema energético de uma pessoa e canalizando a energia mais concentrada para meridianos com escassez de energia. De modo geral, a cada 2 horas a energia vital concentra-se num meridiano determinado. Esse circuito é útil para todas as técnicas ligadas à acupuntura, seja a aplicação de agulhas, a massagem ou o calor e também para verificar o bom funcionamento dos órgãos.

 

RELÓGIO DO VERDESINOS

O Relógio do Corpo Humano do VerdeSinos foi criado para o evento em parceria com os Centros de Educação Ambiental de Campo Bom, Estância Velha, Esteio, Novo Hamburgo e Sapiranga. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre as plantas medicinais e sua correta utilização. Abaixo, confira os horários indicados para uso e as espécies que vão compor o canteiro na Expointer.

 

Fígado 1h às 3h | Losna, Boldo, Carqueja

Pulmão 3h às 5h | Melissa, Capim Limão, Hortelã, Alho

Intestino 5h às 7h | Tanchagem, (Maracujá)

Estomago 7h às 9h | Poejo, Orégano, Bálsamo, Camomila

Baço e Pâncreas 9h às 11h | Hortelã, Quebra-Pedra  

Coração 11h às 15h | Alecrim, Guaco, Alho, Chapéu de Couro, Gengibre

Intestino Delgado 13h às 15h | Mil em Ramo, Erva-Doce, Malva

Bexiga 15h às 17h | Cavalinha, Camomila (Malva)

Rins 17h às 19h | Salsa, Quebra-Pedra, Carqueja, Chapéu de Couro

Circulação 19 às 21h | Lavanda, Cânfora, Chapéu de Couro

Sistema Digestivo 21h às 23h | Sálvia, Alcachofra

Vesícula Biliar 23h à 1h | Bardana

Sistema Epitelial | Calêndula, Babosa

 

Clique aqui para acessar a relação de plantas medicinais autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicadas no Memento de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e aqui para ver a lista de plantas medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul. 

 

 

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

(51) 99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul