Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

18/03/2020

VerdeSinos fortalece parcerias em Portão

O Comitesinos deu início à construção de um acordo de cooperação com o município de Portão para a realização de iniciativas conjuntas de educação ambiental vinculadas à terceira etapa do VerdeSinos. O primeiro encontro para alinhavar os termos do trabalho, que abrangerá também as áreas de cultura e turismo, ocorreu nesta terça-feira (17), na prefeitura, reunindo representantes das secretarias do Meio Ambiente, Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Agricultura e Obras e da Emater/Ascar-RS.  O objetivo da parceria é somar a força das diferentes competências locais com as do projeto, estimulando ações voltadas às propriedades rurais — foco dessa fase do projeto.

 

O VerdeSinos é um processo permanente coordenado pelo Comitesinos desde 2009 e que vem se destacando pela atuação regional e trabalho em rede direcionado à sustentabilidade da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Integram a iniciativa municípios que compõem a bacia, instituições de ensino e pesquisa, entidades como sindicatos rurais e Emater e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria Regional Ambiental de Taquara. “Essa parceria vai nos possibilitar ampliar o trabalho de educação ambiental que já vem sendo realizado, tornando-o mais sólido e visível, com resultados reais e expressivos, que são características do projeto”, explica Marisa Braga, coordenadora de ações de educação ambiental no município e representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Portão (Sinpo) na plenária do Comitesinos.

 

“Queremos ajudar a unir as várias frentes que já são realizadas pelo Executivo, dando suporte e agregando conhecimento”, ressalta Viviane Nabinger, secretária executiva do Comitesinos e coordenadora do projeto. Segundo ela, as propriedades rurais são relevantes para a sustentabilidade da bacia porque muitas concentram nascentes e são áreas que podem, inclusive, contribuir à redução dos impactos negativos das cheias.  “Por isso, ajudar os produtores a entender seu papel nesse contexto e promover a educação ambiental estão no DNA da terceira etapa do VerdeSinos”, finaliza.  

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

 

 

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul