Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

30/10/2015

Resultados do VerdeSinos em pauta

A delimitação da Planície de Inundação da Bacia do Rio dos Sinos, a influência dessas áreas para os ecossistemas e a preservação dos recursos hídricos da região, bem como a importância de respeitar seus limites. Tudo isso estará no foco do evento de divulgação dos primeiros resultados do Projeto VerdeSinos, que vai ocorrer no dia 10 de novembro, a partir das 14 horas, na Unisinos, em São Leopoldo. A promoção é do Comitesinos, que coordena o projeto, e a movimentação será no Auditório E 09 005, da Escola de Negócios da Unisinos.

O evento terá a participação dos agentes de licenciamento ambiental das prefeituras e integrantes dos órgãos de Defesa Civil municipais, que terão uma visão da caracterização e delimitação das áreas protegidas por lei em seus municípios.

SAIBA MAIS:

O Projeto VerdeSinos é encabeçado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe). A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e parcerias com a Unisinos, Feevale, Ufrgs, Emater e Upan, além do apoio do Ministério Público Estadual (MP), Irga, sindicatos rurais, prefeituras e outras instituições. 

Ele surgiu em 2009, oriundo do Projeto Piloto de Recomposição da Mata Ciliar da Bacia do Rio dos Sinos, que em 2008 já desenhava uma parceria entre o Comitesinos, produtores, MP e outras entidades da região. O objetivo era iniciar uma ação permanente para reverter a degradação ou ausência da vegetação ribeirinha detectada pelo Projeto Monalisa (que, entre 2004 e 2006 mapeou quase 3 mil quilômetros de córregos, arroios e rios da região).

Em sua trajetória, o VerdeSinos já superou a marca de 330 hectares de mata ciliar preservados ou em processo de recuperação, com mais de 52 mil mudas plantadas, 114 mil metros de arame e 6 mil mourões. Tudo isso mobilizando mais de 6 mil pessoas, em 21 municípios da região.

 NOVA FASE

Agora, a iniciativa está em um novo patamar, ampliando suas ações também para a identificação, preservação e recuperação de áreas úmidas (banhados), nascentes e encostas. O que deverá refletir, por exemplo, na criação de Unidades de Conservação e dar condições para implementação de projetos de compensação por serviços ambientais.

PLANO DE BACIA

O VerdeSinos ganhou ainda mais força a partir de junho de 2014, quando suas ações foram incluídas no Plano de Bacia do Rio dos Sinos, entre as 37 ações propostas para os próximos 20 anos. Ou seja, se antes o projeto já era uma iniciativa grande do ponto de vista da abrangência territorial, dos acordos institucionais e da mobilização voluntária, agora ganhou o status de prioridade para o desenvolvimento sustentável da região.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul