Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

23/03/2021

Projeto VerdeSinos apresenta o Guia de Banhados

O VerdeSinos, ação continuada voltada à sustentabilidade ambiental, econômica e social da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, apresenta o Guia de Identificação de Banhados, publicação científica para ajudar na identificação, mapeamento e preservação das áreas úmidas na várzea do Sinos. Elaborado pela equipe do Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP) da Escola Politécnica/Biologia da Unisinos, sob a coordenação técnica do professor doutor Uwe Horst Schulz, com o apoio e colaboração de diversas entidades, o trabalho integra a Etapa 3 do projeto Verdesinos, encerrada em dezembro de 2020.

 

Em versão digital inicialmente, o Guia funcionará como ferramenta de aferição que auxiliará os gestores na tomada de decisões referentes aos licenciamentos de empreendimentos nas Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos municípios que compõem a bacia, contribuindo à preservação desses ecossistemas. Distribuído em 44 páginas, o conteúdo é dividido em duas partes. A primeira aborda definições sobre os banhados no Rio Grande do Sul, sua importância e dados da bacia. A segunda, apresenta a metodologia de identificação, com um passo a passo para ser aplicado pelos técnicos, em campo, com os indicadores de solo, vegetação e hidrologia característica dos banhados.

 

“No Brasil, a preservação dos banhados é assegurada por lei, pois são ambientes com significativa presença aquática que prestam serviços ecossistêmicos essenciais ao meio ambiente e às comunidades onde estão inseridos”, explica o professor doutor Uwe Schulz. “Por isso, nosso objetivo é facilitar sua identificação segura a partir de comprovação científica”.

 

PLANO DE BACIA — “O Guia de Banhados nasce com um importante papel de ajudar a preservar nossas áreas úmidas e mais: contribuir efetivamente à tomada de decisões referentes à ocupação desses ecossistemas pelo avanço da urbanização”, define o presidente do Comitesinos, Anderson Etter.  “E a forma como foi organizado e executado, reunindo esforços e cooperação entre instituições é muito característica da atuação do Comitesinos, primeiro Comitê de Bacia do país e pioneiro em diversas outras frentes”.

 

Além dessas questões, a secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, pontua ainda que a publicação integra o pacote de medidas de efetivação do Plano de Bacia do Sinos e dialoga com o Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento em parceria com o governo do Estado. “O Comitesinos participa do projeto piloto do Programa de Revitalização de Bacias Gaúchas, cujo resultado será o estudo de regularização de vazão do Sinos”, explica. “Manter e preservar nossas áreas úmidas é de fundamental importância para garantir o balanço hídrico da região”.

 

Sobre o VERDESINOS — Reconhecido por seu poder agregador, o projeto VerdeSinos é desenvolvido desde 2009 sob a coordenação do Comitesinos e se destaca pela convergência de esforços em prol da sustentabilidade da bacia. Por sua forte atuação em rede, a iniciativa ganhou visibilidade regional, reunindo entidades, instituições, poder público, iniciativa privada e a sociedade em torno da mesma causa.

Em sua quarta fase, reúne municípios em formato de parcerias, desenvolvendo atividades com foco na propriedade rural (pública e privada), na promoção da educação ambiental, na produção de conhecimento e na recuperação e recomposição da mata ciliar com ações efetivas que resultem em ganhos reais à qualidade da água da bacia.

 

FICHA TÉCNICA DO GUIA DE BANHADOS

 

REALIZAÇÃO — Projeto VerdeSinos | Etapa 3

ELABORAÇÃO — Universidade do Vale do Rio dos Sinos

COLABORAÇÃO — Comitesinos • Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) • Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos • Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS)

APOIO — Comitesinos • Movimento Roessler para a Defesa Ambiental • Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos • Unisinos 

 

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul