Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

13/08/2019

Programa que reduz poluição vai beneficiar bacia do Sinos

Deliberação do Comitesinos apoia iniciativa pioneira na região realizada pelo Semae para ligar residências de bairros carentes à rede de coleta

 

O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) deu início, em 18 de julho, ao programa de ligações intradomiciliares de esgoto em uma área que compreende três bairros na região Nordeste de São Leopoldo. Denominada Conectado à rede, conectado à saúde, a iniciativa pioneira no Vale do Sinos irá beneficiar 6,5 mil habitantes de 1,3 mil famílias dos bairros Rio dos Sinos, Progresso e Bom Fim. O abatimento de carga proveniente do esgoto doméstico é uma das prioridades do Plano de Bacia do Comitesinos. Nesse sentido, a entidade deliberou, em sua última plenária, em 11/08, pela realização do investimento do Município, por entender a relevância do projeto para essa comunidade extremamente vulnerável sem condições de pagar pela instalação.

 

Apesar de contar com rede de coleta de esgoto disponível no local, apenas 21% das residências estão ligadas de forma adequada à rede. Ao todo, serão realizadas 1.028 ligações, sendo 564 no Rio dos Sinos, 165 na Progresso e 299 na Bom Fim - cooperativa escolhida para o projeto piloto, cujo investimento total será de R$ 144.033,84 sendo R$ 481,72 a média do custo unitário. O prazo previsto para a realização da primeira etapa é de seis meses, com duas equipes do Semae atuando na execução de duas ligações por dia.

 

A Cooperativa Bom Fim foi escolhida o projeto piloto  porque, entre as três áreas, é a que está com o processo de regularização fundiária em situação mais avançada. Neste bairro, também há ligações clandestinas na rede pluvial e parte do esgoto acaba sendo despejada em uma vala, causando mau cheiro, alagamentos, proliferação de insetos e pequenos animais vetores de muitas doenças.

Conforme o assessor de Gestão Organizacional do Semae e vice-presidente do Comitesinos, Anderson Etter, o objetivo primordial do programa é levar saúde à população. Segundo ele, o fato de contar com o apoio do Comitê, que significa a aprovação da população da própria bacia, legitima ainda mais esse trabalho. Após a ligação das residências à rede, as famílias passarão a pagar a tarifa social pelo serviço. “Nossa ideia é conseguir estender esse benefício a outras áreas da cidade e garantir mais ligações”, explica.

 

Para o presidente do Comitesinos, Adolfo Klein, toda iniciativa voltada à efetivação do sistema de coleta do esgoto e que resulte no abatimento de carga no Rio dos Sinos é bem-vinda. “Além de atender a uma prioridade do Plano de Bacia, o programa significa saúde, pois trata diretamente do saneamento”, destaca. 

 

 

O PLANO DE BACIA

Aprovado pela sociedade da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos em 2014, o Plano de Bacia é o instrumento formal e oficial que estabelece as metas a serem alcançadas para melhorar a qualidade e a quantidade da água e ainda a redução dos efeitos negativos das cheias – sendo reconhecido pelo Ministério Público, que faz a tutela da legislação por meio da Regional Sinos.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

(51) 99972.3777

 

 

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul