Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

13/11/2016

Preparando os próximos passos do Projeto VerdeSinos

Traçar o planejamento estratégico para os próximos anos do Projeto VerdeSinos, dentro dos esforços para efetivação do Plano de Bacia da região. Esse foi o foco de uma oficina promovida na última semana pelo Comitesinos. A movimentação ocorreu na Unisinos e reuniu mais de 60 pessoas, entre pesquisadores da Unisinos e Universidade Feevale, representantes de movimentos sociais, técnicos da EMATER, sindicatos rurais e da Defesa Civil, representantes dos Centros Ambientais de Educação Ambiental, das escolas-polo do Projeto Dourado e do Ministério Público Estadual.

O exercício começou com os participantes se reunindo por categorias, para avaliar como foi o trabalho realizado até aqui na esfera de cada um e o que cada grupo se propõe a realizar nos próximos passos do VerdeSinos (todos manifestaram desejo de continuar fazendo parte do projeto).

A oficina também direcionou os esforços do VerdeSinos para as ações de efetivação do Plano de Bacia do Rio dos Sinos. Com isso, os grupos direcionaram suas propostas de atividades escolhendo entre programas e ações como Redução de Cargas Poluidoras na Zona Urbana, Gestão de Áreas Protegidas, Recuperação de Áreas de Banhados, Nascentes e de Recarga de Aquíferos; Compensação por Serviços Ambientais e outros. Onde foram apresentadas propostas como novos programas de pesquisas entre as universidades, visitas de grupos aos centros ambientais, visitas de estudantes e formadores de opinião às Unidades de Referência do VerdeSinos (propriedades com sistemas ecológicos que vão desde a produção sem agrotóxicos até controle de efluentes) e várias outras sugestões.

Os participantes devem continuar o exercício no próximo dia 30, em um novo encontro na Unisinos.

Ao final das oficinas, o VerdeSinos deverá ter um parâmetro das potencialidades, recursos de cada parceiro (pessoal, equipamentos, etc) e como as propostas de cada um se completam no planejamento global do projeto. A partir daí o Comitesinos espera dimensionar os recursos necessários em cada frente e otimizar o que pode estar à mão, por exemplo, em compensações ambientais e nas ações de responsabilidade socioambiental de empresas e parceiros.

CONTINUIDADE DE AÇÕES

O Projeto VerdeSinos iniciou em 2008, a partir do Projeto Piloto de Recomposição da Mata Ciliar, firmado entre o Comitesinos e o Ministério Público Estadual para viabilizar ações de recuperação em propriedades de produtores rurais que aderissem voluntariamente à iniciativa. Por trás de tudo, uma rede de parceiros que abrangeu imediatamente os professores e alunos do Projeto Dourado, a turma dos Centros Ambientais dos municípios, Emater, sindicatos rurais, ONGs ambientais e outras entidades.

Em 2009 veio a ação se tornou o Projeto VerdeSinos, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O que representou um incremento em pesquisas científicas e suporte para as ações de campo e educação ambiental, além de equipamentos e até estufas de mudas nativas. Essa primeira fase do patrocínio Petrobras Socioambiental durou até 2013, chagando a mais de 330 hectares de mata ciliar recuperados e preservados, além de 6 mil pessoas diretamente envolvidas e mais de 170 propriedades cadastradas em adesões voluntárias.

Em 2014 veio a segunda fase do VerdeSinos, ampliando suas ações também para preservação de encostas e nascentes, conservação de áreas úmidas e identificação de unidades de conservação, além do viés da participação social. Essa segunda etapa, que se encerrou agora, chegou a envolver diretamente mais de 17 mil pessoas e outras 51 mil indiretamente, com mais de 880 hectares de áreas protegidas ou recuperadas, em encostas e nascentes.

Além disso, o VerdeSinos ocorreu paralelo ao processo de elaboração do Plano de Bacia da região, com personagens comuns que foram ativos na mobilização social para a construção do Plano, discutindo demandas já apontadas e trabalhadas pela turma do VerdeSinos. Daí essa familiaridade tão grande dos parceiros do projeto com as ações propostas para os próximos anos na região.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul