Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

08/09/2014

Exercício para uma trilha ecológica

Selecionar os itens a serem trabalhados na trilha ecológica que está sendo montada Centro de Educação Ambiental de Santo Antônio (Ceeasa), na localidade de Esquina dos Morros, interior de Santo Antônio da Patrulha. É nesta etapa que está o processo de instalação do próprio Ceeasa, que por sua vez é um dos seis trabalhos que integram o exercício prático da Oficina de Projetos, realizada pelo Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitesinos, que conta com patrocínio da Petrobras. A ideia, quanto à trilha ecológica, é criar roteiros a serem trabalhados conforme o tema a se abordado e ao tipo de público nas futuras visitas guiadas (estudantes de diversas faixas etárias, idosos, pessoas da comunidade, etc).

“Percorremos a trilha no último dia 27, em um grupo de professores do Projeto Dourado (que é vinculado ao PPEA). Cada um anotou 10 itens que poderiam ser trabalhados. Agora, estamos avaliando as planilhas para selecionar os itens principais para cada roteiro”, explica a coordenadora local do Dourado, Márcia Santos. Além dela, o grupo do exercício de campo foi composto por representantes de Esteio, Sapiranga, São Leopoldo e Portão, bem como pelo professor Fernando Soares, que coordena a Oficina do PPEA.

ESPAÇO

O Centro Ambiental está sendo criado na área de seis hectares da Fundação Educacional Agrícola (Feasa), onde atualmente divide espaço com os cursos do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). A ideia da prefeitura é que as atividades de Educação Ambiental (que contam com uma sala exclusiva no local) possam dividir o espaço com o aprendizado agrícola. Conforme Márcia, a trilha ecológica está sendo preparada em uma propriedade ao lado da área da Feasa. “Inicialmente, íamos aproveitar apenas uma parte fora do espaço do Centro Ambiental. Mas aí o próprio dono da área contígua, senhor Henrique Machado, ofereceu o espaço para que fizéssemos tudo nas terras dele”, conta a professora.

O que, segundo ela, vai facilitar bastante o deslocamento com os grupos. “Tem arroio, taquareiras, uma figueira unida a um pé de butiá, pontos com erosão, campo e várias outras opções de vegetação, terreno e formas de vida que podem ser mostradas e trabalhadas.”

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul