Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

10/04/2019

Comitesinos avalia construção de Central de Geração Hidráulica (CGH) em Canela

O Comitesinos abre espaço novamente em sua plenária mensal, nessa quinta-feira (11), à discussão de um tema que vem gerando polêmica no vale do Paranhana: a construção de uma Central de Geração Hidráulica (CGH), no município de Canela. Se debruçando sobre o assunto com grande interesse e após ouvir representantes do governo municipal e do turismo de aventura de Três Coroas, o colegiado convidou o engenheiro Camile Nassar, da empresa CGH Espírito Santo, para apresentar o projeto do empreendimento às entidades membros e à sociedade.

 

Além da explanação técnica, as três operadoras responsáveis pela captação de água na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, Corsan, Semae (São Leopoldo) e Comusa (Novo Hamburgo) e representantes dos arrozeiros — todos com assento na entidade —, estarão presentes para juntar subsídios e entender eventuais impactos que uma obra de geração de energia pode apresentar à bacia como um todo.

 

O objetivo do Comitesinos é lançar um olhar mais amplo sobre a questão, uma vez que qualquer redução de vazão no rio dos Sinos hoje pode comprometer o abastecimento humano. A entidade também irá buscar ajuda com seus pares para avaliar possíveis danos que um barramento ou alteração de vazão provocariam na vida aquática local.

 

— Nossa ideia é contextualizar a construção de uma CGH para além dos prejuízos causados somente aos municípios da região cuja economia tem grande aporte do turismo de aventura. Queremos entender a dimensão desse projeto e seu alcance sobre toda a bacia do Sinos — explica o presidente do Comitesinos, Adolfo Klein.

 

Sobre a CGH — com capacidade de potencial de geração de 2,8 megawatts de energia local, a Central de Geração Hidráulica alagará uma área de 3,8 hectares do Parque das Laranjeiras, com volume total de 187 mil metros cúbicos de água. O investimento anunciado é de R$ 10 milhões.

 

A plenária — com início às 14h, a plenária ocorre no Auditório E09 005, Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS (Av. Unisinos, 950, São Leopoldo/RS). A pauta compreende ainda a apresentação do trabalho de mapeamento de áreas úmidas na várzea do Rio dos Sinos, pelo professor doutor Uwe Schulz, da Unisinos.

 

COMUNICACAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt | 51 99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul