Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

04/04/2014

Ano para colocar o aprendizado à prova

O ano será para colocar o aprendizado à prova para a turma do Projeto Dourado, que iniciou em março as atividades para 2014. A última quarta-feira (2 de abril) já foi de segundo encontro para as professoras das escolas pólo do Programa Permanente de Educação Ambiental do Comitesinos. Além de definições sobre a Celebração das Águas e participação no processo de elaboração do Plano de Bacia do Rio dos Sinos e outras programações para o ano, elas se preparam para, ainda neste semestre, iniciarem a parte prática da Oficina de Elaboração e Execução de Projetos.

A atividade vem ocorrendo desde o ano passado e visa ensinar aos professores como elaborar projetos para captar recursos junto a entidades públicas e privadas, através de editais ou programas de responsabilidade ambiental. A oficina está a cargo do professor Paulo Fernando Saul, com auxílio da secretária administrativa do Comitesinos, Débora Cristina da Silva.

Na etapa prática, o PPEA vai repassar a cada um R$ 5 mil, que os professores poderão reforçar com outras parcerias buscadas em suas comunidades. Depois de executada cada ação a turma terá ainda a etapa de prestação de contas. Tudo até novembro deste ano.

Conforme Saul, o aprendizado está baseado nos critérios e exigências dos editais do Programa Petrobras Ambiental, considerado um dos mais metódicos e rigorosos do mercado. “Nenhum (dos professores) foi obrigado a participar da oficina, mas quem pegar o recurso terá que executar a atividade até o fim”, ressalta. A oficina é financiada pelo patrocínio de R$ 415,5 mil da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), dentro do convênio que envolve o Comitesinos e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O dinheiro é usado na qualificação de professores, materiais didáticos e itens de consumo, como CDs, DVDs, impressos e despesas de saídas de campo.

PARCERIA ANTIGA

A Refap é parceira do Programa de Educação Ambiental desde 2005, com o então Projeto de Fortalecimento da Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – que foi até 2008 e depois teve uma renovação até 2010. E antes disso já havia sido parceira do Projeto Mutirão do Rio dos Sinos, em 2002. Dois exemplos dessa parceria foram o Encontro Infanto Juvenil de Educação Ambiental da Bacia do Sinos, ocorrido em 2007, em Igrejinha, e, em 2011, o projeto Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município.

O encontro de 2007 teve cerca de 500 estudantes de toda a região em três dias de atividades no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). Eles participaram de uma gincana, aprenderam a fazer reflorestamento e monitoramento ambiental e ainda tiveram aulas em estandes de parceiros como Emater, Corsan, Semae e Comusa.

Já o Conhecendo e Divulgando as Águas teve a elaboração de mapas com concepção artística dos recursos hídricos de cada município. O material, distribuído para escolas e prefeituras de 13 municípios (com cópias digitais para serem reproduzidos), serviu para colocar a situação das águas de fácil entendimento, com a localização correta dos rios e arroios e os principais pontos de referências nas zonas rural e urbana. A ideia deve ser replicada este ano, com a confecção de novos mapas, inclusive dos municípios que aderirem ao PPEA neste ano.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul