Projeto Peixe Dourado
O que é?
O Projeto Peixe Dourado utiliza a espécie de peixe Salminus brasiliensis como bandeira. A escolha do peixe dourado como espécie bandeira decorre do valor cultural e comercial da espécie na região da hidrobacia, além de servir como um bioindicador de qualidade das águas da região. Moradores mais antigos da região recordam dos tempos em que o animal era pescado no Rio dos Sinos e afluentes para o consumo da família.
A primeira fase do projeto pesquisou a ecologia do peixe (seu comportamento, período e deslocamento para reprodução, locais de engorda). Depois foi a vez de pesquisar como fazer a reprodução do animal em cativeiro a partir de matrizes selecionadas em seu habitat natural. As pesquisas foram realizadas pela Unisinos e acompanhadas de perto pelos professores das escolas-pólo, proporcionando aproximação de professores e alunos das águas da região, mudando para sempre a forma de se ver os ecossistemas aquáticos da bacia do Sinos. Apesar das pesquisas terem terminado, o trabalho nas escolas multiplicadoras continuou e o nome do peixe passou a ser sinônimo de educação ambiental na região. O objetivo fim do projeto tem sido a promoção de atividades de educação ambiental voltadas à gestão dos recursos hídricos.
Esta fase inspirou o Projeto Dourado Multiplicadores.
Quando
2001 até o momento
Parceiros
- Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
- Prefeituras de Estância Velha, Sapiranga, Esteio, Caraá, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Três Coroas, Campo Bom, Igrejinha, Santo Antônio da Patrulha, Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Parobé.
Patrocínio / Financiamento
- Ministério do Meio Ambiente
- Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S/A
Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município
O que é?
Para cada município integrado ao PPEA foi elaborado um pôster com mapa artístico de seu território, traduzindo as respectivas características e peculiaridades locais, além de reproduzir um elemento símbolo da cidade que provoque a sua identificação. Foram produzidos 100 exemplares de cada pôster e disponibilizado, para as coordenadoras do projeto Peixe Dourado.
A produção de mapas de 15 (quinze) municípios dos trinta e dois (32) que integram a bacia do Sinos, ilustrando a malha hídrica local e elementos significativos das municipalidades, tanto da paisagem natural como a da paisagem construída, além de se confirmar como um processo rico de aprendizagem, com capacitação dos coordenadores do Dourado para trabalharem com tecnologia de informação e equipamentos de geração e registro de dados (GPS, Câmara Digital), foram criadas oportunidades de transcrição de informações de caráter técnico para linguagem ilustrativa. A base inicial de dados para este trabalho tem origem nos resultados do Projeto MONALISA (2004-2007), que possibilitou a escolha de trechos de corpos hídricos a serem destacados na ilustração, que constituiu uma ferramenta de comunicação de massa, autoexplicativa, capaz de propiciar o reconhecimento de cada unidade municipal e permitir a identificação do indivíduo com seu local de morada e pertencimento.
O sucesso de tal atividade gerou uma demanda muito superior à dimensionada, em termos das quantidades reproduzidas, que estimularam novas tiragens dos pôsteres.
A atividade denominada “Conhecendo e divulgando as águas e os banhados do meu município” foi executada para oferecer os meios de divulgação das informações sobre a malha hídrica distribuída nos respectivos perímetros geopolíticos municipais às comunidades locais. Na prática, além de ser exposto e apresentados em diversos locais de acesso público, os pôsteres serviram de instrumento de campo para a aferição, pela comunidade escolar, das condições atuais dos corpos d’água em comparação com os dados evidenciados pelo Projeto MONALISA.
Quando
2008 até 2016
Parceiros
- Comitesinos
- Unisinos
- Prefeituras de Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Parobé, Sapiranga, Campo Bom, Estância Velha, Portão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas.
Patrocínio / Financiamento
- Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S/A
Produtos
Baixe os pôsteres com ilustrações dos mapas municipais.