Celebração das Águas
O que é?
A Celebração das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos foi uma atividade integrada à Romaria das Águas, realizada em toda a região dos tributários que deságuam no Lago do Guaíba. Seu objetivo era promover a sensibilização das comunidades para a importância da preservação de mananciais através do resgate da água como elemento de vínculo com o sagrado. ÁGUA do batismo, da benzedura, da limpeza, da purificação, da cura, da qual todos dependem para viver!
Anualmente, cerimônias macroecumênicas e artísticas celebravam a ÁGUA que dá vida, sob a coordenação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS, juntamente com os municípios parceiros do Projeto Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos.
A programação básica das atividades na bacia consiste na passagem das águas cristalinas das nascentes do Rio dos Sinos pelos municípios parceiros, em direção à foz do Rio. Cada cidade comemora a chegada da amostra de água com eventos religiosos e culturais que envolvem a comunidade local. Além disso, o ato de entrega das águas é feito por representantes do município portador ao destinatário, conectando a população das diferentes cidades que desfrutam do Rio dos Sinos em seu cotidiano. Em algumas edições, de acordo com os meios disponíveis, o município de Caraá iniciava com evento que incluía coleta e benção das águas nascentes. Posteriormente, integrava suas águas à de Santo Antônio da Patrulha, em outro evento semelhante. E assim, sucessivamente, em direção à foz do Rio dos Sinos e incluindo os municípios lindeiros do Rio Paranhana.
A culminância da Celebração das Águas na bacia do Rio dos Sinos se dava em atividade de grande porte, reunindo representações de todos os municípios parceiros, sacerdotes das diferentes manifestações religiosas e comunidade interessada. Nesta atividade ocorriam atividades artísticas, entrega e mistura das águas pelas diferentes caravanas, benção macroecumênica das águas. Este ritual proporcionava intercâmbio entre as caravanas, a percepção visual das diferenças das águas coletadas nos diferentes locais.
Eventos macroecumênicos organizados em cada uma das bacias hidrográficas que deságuam no Delta do Jacuí envolvem a população local e antecipam o evento de culminância da Romaria das Águas, a procissão fluvial que acontece no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida das Águas.
A Romaria das surgiu por iniciativa da comunidade de catadores da Ilha da Pintada (Porto Alegre/RS), idealizada pelo Ir. Antônio Cechin (nascido em 1927, falecido em 2016), começou a ser realizada anualmente em 1993. A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos começou a participar da Romaria das Águas através de ONGs Ambientalistas como o Movimento Roessler para Defesa Ambiental e a União Protetora do Ambiente Natural – UPAN no ano de 2001.
Quando
2001 até 2014
Parceiros
- Comitesinos
- Unisinos
- Prefeituras de Caraá, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Parobé, Sapiranga, Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas.
Patrocínio / Financiamento
- Petrobras
- PRÓ-GUAÍBA / Governo do Estado do Rio Grande do Sul
- Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S/A