Presidente do Comitesinos receberá Medalha da 56ª Legislatura da ALRS
Distinção, uma das maiores honrarias concedidas pela casa, celebra indivíduos que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento social do Estado
Magali Schmitt
©Comitesinos
Viviane Feijó Machado, presidente do Comitesinos
A presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, será agraciada pela Assembleia Legislativa do Estado com a Medalha da 56ª Legislatura — uma das maiores honrarias concedidas pela casa, e que celebra indivíduos que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento social no Rio Grande do Sul. A entrega da distinção está prevista para dia 28 de novembro e foi concedida pelo deputado Miguel Rossetto em homenagem à dirigente por sua “trajetória na luta na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e no município de São Leopoldo” e por seu “legado de contribuição ao acesso universal ao Saneamento Básico, preservação e conservação dos recursos hídricos e a luta para implementação integral da legislação ambiental”.
“Receber essa homenagem me deixa muito feliz e satisfeita, pois além de reconhecer o trabalho importante que estamos fazendo pela bacia do Sinos - incluo aqui a diretoria, a Comissão Permanente de Assessoramento e a Plenária - nos sinaliza que estamos no caminho certo”, comemora Viviane.
Viviane é formada em Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além de especialista em Gestão para o Meio Ambiente e em Engenharia de Saneamento. Como presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), desempenhou papel fundamental na aprovação da cobrança pelo uso da água, um marco para a gestão hídrica da região. Também atua no Semae de São Leopoldo, onde ocupou o cargo de supervisora e, atualmente, de diretora de operação, contribuindo à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da água e à eficiência dos sistemas de saneamento.
“É uma profissional cujo exemplo inspira futuras gerações de gestores ambientais e reforça a importância de práticas sustentáveis em um contexto de crescente demanda por soluções inovadoras para o enfrentamento dos desafios ambientais contemporâneos”, escreveu o deputado no Memorando Nº 3703950, de justificativa à Mesa da Assembleia Legislativa.