Mais uma fase no planejamento do VerdeSinos para execução do Plano de Bacia
Comunicação Comitesinos
O projeto VerdeSinos teve na última semana o segundo de três encontros para mantar o seu Planejamento Estratégico dentro dos esforços para efetivação do Plano de Bacia da região. A movimentação ocorreu novamente na Tunisinos, com representantes de movimentos sociais, técnicos da EMATER, sindicatos rurais e da Defesa Civil, representantes dos Centros Ambientais de Educação Ambiental, das escolas-polo do Projeto Dourado e do Ministério Público Estadual.
Enquanto no primeiro encontro, no dia 9 de novembro, o exercício foi para avaliar o trabalho feito até aqui por cada grupo parceiro dentro do VerdeSinos e em qual dos mais de 20 programas de ações do Plano de Bacia cada um se encaixa, na última quarta-feira (dia 30) os parceiros apresentaram suas propostas de ações em cada pedaço do Plano. No terceiro encontro das oficinas, programado para a próxima semana, será a vez de tabular tudo e avaliar as convergências: quais ações contam com quais parceiros e como suas propostas “conversam” entre si. A partir daí é que devem surgir projetos de ações para 2017.
Com os projetos prontos, será de avaliar os discursos já disponíveis e o que falta buscar para colocar tudo em prática.
INICIATIVA PIONEIRA
A ação de engajamento proporcionada pelo Verdesinos para viabilização de um Plano de Bacia é uma iniciativa inédita no Estado. O projeto nasceu em 2008, como uma iniciativa para recuperação de mata ciliar na região, pela adesão voluntária de proprietários de áreas rurais e envolvimento de diversos parceiros do Comitesinos, principalmente os que agora participam das oficinas.
Em 2009 o VerdeSinos foi selecionado pelo Programa Petrobras Ambiental e recebeu patrocínio da estatal para pesquisas científicas e suporte para as ações de campo e educação ambiental, chegando a mais de 330 hectares de mata ciliar recuperados e preservados, além de 6 mil pessoas diretamente envolvidas e mais de 170 propriedades cadastradas em adesões voluntárias.
Em 2014, o VerdeSinos teve uma nova fase patrocinada pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, ampliando suas ações também para preservação de encostas e nascentes, conservação de áreas úmidas e identificação de unidades de conservação, além do viés da participação social. Chegando a quase 70 mil pessoas mobilizadas, com mais de 880 hectares de áreas protegidas ou recuperadas, em encostas e nascentes.
Além disso, o VerdeSinos ocorreu paralelo ao processo de elaboração do Plano de Bacia da região, com personagens comuns que foram ativos na mobilização social para a construção do Plano, discutindo demandas já apontadas e trabalhadas pela turma do VerdeSinos.
Daí essa familiaridade tão grande dos parceiros do projeto com as ações propostas para os próximos anos na região.