top of page

Colegiado agora com força total

6 de novembro de 2015

Comunicação Comitesinos

Comunicação Comitesinos

O Comitesinos completou ontem a maior parte das nove vagas com direito a voto que ainda estavam em aberto no processo de renovação de seu colegiado. O encontro ocorreu à tarde, na sede da entidade, na Unisinos, em São Leopoldo. Terminada a segunda e última chamada no processo de renovação da plenária da entidade para 2015/2017, apenas a categoria Lazer e Turismo continuou com a representação em aberto no Comitê de Bacia. Conforme o vice-presidente da entidade, Claudine Baldissera, a ideia do Comitesinos é propor ao colegiado que a vaga seja futuramente remanejada para outra categoria – pelo rito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, a plenária precisa aprovar a sugestão para depois ela ser submetida ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH).

Enquanto isso. O Comitê de Bacia segue com 31, das 32 representações de entidades (e igual número de suplentes), divididas entre as categorias de Representantes da Comunidade e de Usuários da Água. No total, elas abrangem praticamente todo o setor produtivo, de saneamento e de moradores da Bacia do Rio dos Sinos – indústria, agricultura, empresas de saneamento, associações de moradores, ONGs ambientais, entidades de classe, clubes de serviço, câmaras de vereadores, etc.

O colegiado ainda tem outras oito cadeiras ocupadas por representante do governo do Estado, mas sem direito a voto.

ENSINO E PESQUISA

Na complementação das vagas, definida ontem, a Universidade Feevale ficou como a última vaga de titular na categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Já o Instituto Senai, Emater, Unisinos e o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) preencheram as vagas de suplentes, que estavam todas em aberto.

ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS

Na categoria Associações Profissionais, as duas suplências estavam em aberto, ficando com a Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (ASAEC) e com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

MINERAÇÃO

Já na categoria Mineração, a suplência em aberto ficou com a Associação dos Extratores Minerais do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana.

Boa parte das entidades que ficaram de suplentes já figuravam também como titulares em suas categorias. O próximo passo para todas elas é comunicar oficialmente ao Comitesinos o nome do representante para cada cadeira na plenária, o que deve ser feito até a próxima terça-feira (dia 10). Isso para que os membros estejam aptos a votar na próxima plenária, marcada para a quinta-feira, dia 12.

bottom of page