Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

22/08/2023

Projeto do Comitesinos é contemplado pelo programa Petrobras Socioambiental

Pela terceira vez, VerdeSinos terá patrocínio da estatal para ações ambientais na bacia do Sinos. Anúncio foi feito pela empresa na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro

 

O Comitesinos tem uma excelente notícia para compartilhar com toda a sociedade da bacia: o projeto Cidades Esponja do VerdeSinos acaba de ser anunciado um dos vencedores do programa Petrobras Socioambiental da Petrobras, em evento na manhã desta terça-feira na sede da estatal, no Rio de Janeiro. A presidente do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, Luana Rosa, representou o Comitesinos no evento. Parceiro desde a fundação da entidade, o Movimento Roessler atualmente administra os recursos do Fundo VerdeSinos.

 

“Estamos muito contentes em saber que somos vencedores e, com isso, vamos garantir mais três anos de importantes ações para a nossa bacia”, declarou a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, de Natal/RN, onde está participando do XXV Encob. “Mais uma vez, é o resultado de um grande esforço coletivo e do trabalho de várias frentes de entidades que buscam o melhor para a bacia do Sinos”.

 

Ao todo, foram inscritos 451 projetos. Destes, 31 foram selecionados. A verba para o triênio é de R$ 212 milhões distribuídos em diferentes iniciativas em todo o país. O VerdeSinos foi contemplado na categoria Floresta e selecionado pela terceira vez em editais da companhia. O valor vai garantir a continuidade do projeto — desenvolvido desde 2009 sob a coordenação do Comitesinos —, e será empregado a partir de janeiro de 2024 na quinta etapa, envolvendo diversos municípios parceiros.

 

O PROJETO — A linha principal da atuação do projeto "VerdeSinos Cidade Esponjas” é Floresta com componentes fortes nas linhas Educação e Desenvolvimento Sustentável. Atendendo a ideia principal das cidades esponjas, são planejadas ações que visam o manejo das águas das precipitações nos municípios de Canoas e Esteio. Ambos os municípios mostram um histórico extenso de alagamentos. O conceito de cidades esponjas tem se tornado cada vez mais popular no mundo da gestão das águas e da sustentabilidade urbana. Essa abordagem busca criar cidades mais resilientes e adaptáveis às mudanças climáticas, especialmente no que diz respeito aos alagamentos e à escassez de água.

 

A ideia central é transformar as cidades em esponjas, ou seja, em sistemas capazes de absorver, armazenar e filtrar água da chuva, reduzindo o impacto de alagamentos e aumentando a disponibilidade de água para uso humano e para as áreas verdes da cidade. Para implementar esse conceito, é necessário fazer um diagnóstico das condições atuais das cidades em relação à gestão das águas e identificar as áreas mais vulneráveis aos alagamentos e à escassez de água. A partir daí, é possível desenvolver um plano de ação que inclua medidas como a construção de reservatórios de água, a criação de sistemas de drenagem sustentável, o aumento da permeabilidade do solo e a promoção de áreas verdes.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

(51) 99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul