Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

30/10/2014

Treinamento para processar a conservação

Pessoal das equipes do Projeto VerdeSinos envolvidos nas pesquisas científicas e nos trabalhos de campo para a preservação e recuperação de áreas na Bacia do Sinos estão tendo nesta semana um curso sobre uma ferramenta de informática para facilitar a delimitação de espaços a serem trabalhados. Usando informações de outros programas e linguagens, o aplicativo Marxan permite, em uma determinada propriedade, a melhor colocação de um perímetro a ser conservado, levando em conta o percentual de cada característica natural que se busca nessa área.

Por exemplo, imagine uma propriedade rural onde ocorrem vários sistemas e habitats naturais em pontos diferentes. Se a ideia é garantir a preservação de parte desses ecossistemas, o aplicativo indica o melhor local para a cerca de modo que o perímetro da área de preservação abranja proporcionalmente todos dentro de um mesmo espaço. O que facilita o manejo e diminui o custo para a conservação. Para isso, o programa precisa ser alimentado com o georreferenciamento da área e de cada ecossistema, quais as características naturais e os usos feito da terra e várias outras informações originalmente trabalhadas em linguagens de diversos programas diferentes.

 

SÉRIE DE OFICINAS

O curso, a cargo do professor Eduardo Vélez, está ensinando justamente como converter cada uma dessas linguagens para alimentar o Marxan e como utilizar todas as ferramentas do programa. A movimentação ocorre na sala 5B-111, do Centro de Ciências Econômicas da Unisinos, em São Leopoldo.  O treinamento em informática faz parte de uma série de oficinas que estão ocorrendo entre setembro e novembro, para capacitação das equipes técnicas, voluntários, coordenadores, multiplicadores de Educação Ambiental e representantes de entidades parceiras do VerdeSinos.

O Projeto, que desde 2009 superou a marca de 330 hectares de mata ciliar recuperados ou preservados na Bacia do Sinos, este ano passou a abranger também a identificação e conservação de áreas úmidas, encostas e nascentes. Contanto com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e coordenado pelo Comitesinos, Fundepe e Unisinos.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul