Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

25/04/2016

Tira-teima das águas nas Unidades de Referência

Os produtores rurais das Unidades de Referência do Projeto Verdesinos (patrocinado pela #Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental) devem receber a partir da próxima semana os resultados das análises de águas feitas nas 33 propriedades espalhadas em 11 municípios da Bacia do Sinos. Os resultados serão levados a cada família por técnicos da Emater e da Faculdade Feevale, segundo um calendário estabelecido no último dia 19, em uma reunião na Feevale, em Novo Hamburgo.

No encontro, os pesquisadores da universidade que participaram da coleta de amostras e fizeram as análises laboratoriais das águas apresentaram os resultados para aos técnicos da regional e dos escritórios da Emater em cada município abrangido pelo projeto. O grupo comparou os resultados e conversou sobre possíveis causas nos pontos onde eventualmente foi detectada alguma contaminação por dejetos animais ou humanos. E, a partir daí, esboçou ações para sanar o problema.

“A ideia é, quando devolvermos os resultados para os produtores, que já tenhamos uma proposta de ação a ser colocada em prática. Claro que também vamos ouvir a ideia do produtor, mas assim esperamos ser mais proativos nesse retorno a eles”, ressalta o supervisor regional da Emater Nelson Antônio Baldasso. Entre as ações alinhavadas estão desde a limpeza de tubulações e reservatórios de água até mudanças no manejo de compostagem e construção de sistemas de tratamento com plantas.

 

AJUSTES

Ao todo, foram analisadas 129 amostras de água, com testes para coliformes e adenovírus humano. As amostras foram coletadas na entrada da água nas propriedades (poços, nascentes, açudes, etc), nos usos (reservatórios, torneiras) e na saída (onde é devolvida aos cursos d´água). De modo que possibilitasse detectar em qual ponto poderia haver contaminação.

Os testes vão servir se ajustes para uma série de intervenções feitas desde o ano passado pelo VerdeSinos nessas propriedades – que têm abrangido desde o cercamento de nascentes e proteção e cursos d´água até a construção de esterqueiras e implantação de sistemas agroflorestais. Tudo com vistas à preservação da qualidade e aumento da quantidade de água nas propriedades.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul