Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

22/04/2014

Projeto Dourado conta com espaço reformulado em Sapucaia

Espaço Ciência e Natureza
reabre depois de reforma,
com atividades para
crianças e adultos

O Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) coordenado pelo Comitesinos e patrocinado pela Petrobras, estará presente nesta terça-feira (dia 22), na solenidade de reabertura do Espaço Ciência e Natureza (Avenida Sapucaia, 1376, 4º andar), em Sapucaia do Sul. A cerimônia vai ocorrer às 14 horas e marca também a comemoração do Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado na mesma data. O Espaço Ciência e Natureza é mantido pela prefeitura e foi criado em 2012. O local também funciona como sede do Projeto Dourado (mantido pelo PPEA) no município e está sendo reaberto depois de uma reforma que, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Douglas Santana, deverá melhorar o atendimento ao público.
“Estamos criando dois ambientes em um único espaço, ou seja, uma área destinada para a educação infantil e séries iniciais, com uma estrutura mais lúdica, e um espaço para os adolescentes e adultos, com enfoque mais científico. Acreditamos que desta forma vamos atingir de maneira mais eficaz nosso objetivo, que é promover o conhecimento e os estudos voltados à diversidade animal, vegetal e geológica da região”, comentou Santana.
O espaço destinado às crianças ganhou almofadas e materiais didáticos variados, como livros, jogos e fantoches, além de peixes e insetos armazenados em recipientes adequados ao manuseio. Já a área voltada para jovens e adultos conta com diferentes tipos de rochas, fósseis e estruturas de diversos seres vivos, como peixes, insetos, mamíferos e aves, além de lupas para observação.
DIA DA MÃE TERRA
Já o Dia Internacional da Mãe Terra foi instituído em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Embora a história dessa comemoração seja bem mais antiga: O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul