Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

18/10/2019

Programa que trata abatimento de esgoto doméstico em SL atende prioridade do Plano de Bacia

Assista ao vídeo com o presidente do Comitesinos, Anderson Etter, sobre o programa Conectado à rede, conectado à saúde, desenvolvido pelo Semae desde julho deste ano na região nordeste de São Leopoldo.

 

A iniciativa pioneira no Vale do Sinos irá beneficiar 6,5 mil habitantes de 1,3 mil famílias dos bairros Rio dos Sinos, Progresso e Bom Fim com a realizaçõa das ligações, totalmente gratuitas aos moradores. Apesar de contar com rede de coleta de esgoto disponível no local, apenas 21% das residências estão ligadas de forma adequada à rede. Ao todo, serão realizadas 1.028 ligações, sendo 564 no Rio dos Sinos, 165 na Progresso e 299 na Bom Fim - cooperativa escolhida para o projeto piloto, cujo investimento total será de R$ 144.033,84 sendo R$ 481,72 a média do custo unitário. O prazo previsto para a realização da primeira etapa é de seis meses, com duas equipes do Semae atuando na execução de duas ligações por dia.

 

A Cooperativa Bom Fim foi escolhida o projeto piloto  porque, entre as três áreas, é a que está com o processo de regularização fundiária em situação mais avançada. Neste bairro, também há ligações clandestinas na rede pluvial e parte do esgoto acaba sendo despejada em uma vala, causando mau cheiro, alagamentos, proliferação de insetos e pequenos animais vetores de muitas doenças.

 

Conforme o assessor de Gestão Organizacional do Semae e presidente do Comitesinos, Anderson Etter, o abatimento de carga proveniente do esgoto doméstico é uma das prioridades do Plano de Bacia do Comitesinos e o objetivo primordial do programa é levar saúde à população. Após a ligação das residências à rede, as famílias passarão a pagar a tarifa social pelo serviço."A preservação do nosso Rio dos Sinos passa, obrigatoriamentem pela ampliação do tratamento de esgoto", ressalta.

 

A campanha Conectado à rede, conectado à saúde, é resultado da parceria entre o Executivo municipal, Comitesinos e da Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - Ministério Público do Rio Grande do Sul.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul