Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

11/03/2020

Primeira plenária de 2020 terá foco na capacitação dos novos membros

O Comitesinos abre, nesta quinta-feira, a agenda de plenárias de 2020, com encontro do colegiado a partir das 14h, na Unisinos, em São Leopoldo. Além da pauta tradicional, a primeira reunião ordinária terá foco na capacitação dos novos membros da  Gestão 2019-2021, com ênfase na atuação dos representantes, ministrada pelo engenheiro civil e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Sidnei Agra, um dos formuladores do Plano de Bacia da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.    

 

Grande conhecedor da realidade da região, Sidnei Agra atua junto à bacia do Sinos desde o início de sua formação profissional, especialmente em  consultoria nas áreas de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente. “As decisões do Comitê de Bacia repercutem na economia da região, e essa capacitação vai possibilitar a compreensão de como estes processos estão relacionados”, explica.  “Por isso, a preocupação do Comitesinos em preparar seus membros para um melhor exercício das responsabilidades como representantes é muito importante”.

 

Segundo o presidente do Comitesinos, Anderson Etter, uma plenária qualificada tem maior alcance e resultados. “Nossas ações precisam de eco e consistência”, define. “Quanto mais nossos representantes dominarem o Plano de Bacia e as demais ferramentas de gestão como outorga de direito de uso e cobrança pelo uso da água, mais cedo poderemos reduzir os efeitos negativos das cheias, o abatimento de carga e garantir água em quantidade e com qualidade para todos”.

 

CONFLITOS – De acordo com Sidnei Agra, a bacia do Sinos vive uma realidade de muitos conflitos (disputas) pelo uso da água, com grande comprometimento dos mananciais e isto tem muita consequência no dia a dia das pessoas que lidam com as águas, seja para trabalho ou lazer. “Nesse sentido, a capacitação também vai possibilitar aos membros entender quais ações estão previstas no Plano de Bacia para equacionar tais conflitos, amenizar os problemas, e alavancar o desenvolvimento regional baseado no uso da água, com racionalidade”.

 

Currículo Sidnei Agra

- Engenheiro Civil graduado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1999, e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2001.

- Atua em Consultoria nas áreas de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, integrando a equipe da PROFILL Engenharia e Ambiente SA, desde 2001, onde atual como diretor desde 2017.

- Passagens pelo DRH-SEMA-RS, ECSAM Saneamento, Ecoplan Engenharia, Agra Engenharia e Fluvial Consultoria.

- Trabalhou no Plano Nacional de Recursos Hídricos, nos Planos Estaduais de Recursos Hídricos do RS, MG e DF,  e em Planos de Bacias Hidrográficas de rios Federais: Piracicaba, Capivari e Junduaí (PCJ – SP/MG), Paraíba do Sul e Guandu (RJ/SP/MG), Uruguai (RS/SC), Doce (MG/ES), Paranapanema (PR/SP), Verde Grande (MG/BA) e Paranaíba (GO/DF/MG/MS); em diversos planos de bacia no RS: Lago Guaíba e rios dos Sinos, Caí, Ijuí, Ibicuí, Gravataí, Santa Maria, além de SC, RJ, ES, MG, DF, SP e PR.

- Trabalhou em diversos Planos Diretores de Drenagem Urbana e em Planos Setoriais de Aproveitamento de Recursos Hídricos.

- Atua no Licenciamento Ambiental de empreendimentos do setor hidrelétrico, em projetos, nas áreas de Saneamento,

 

Foto: Divulgação

 

Serviço

O que? 1ª Reunião Ordinária do Comitesinos em 2020

Quando? Quinta-feira, 12 de março, às 14h

Onde? Auditório E09 005 da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, com entrada aberta à comunidade.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul