Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

14/03/2019

Primeira plenária de 2019 dá o tom para um ano de trabalho intenso

Com uma relação histórica com o Comitesinos, o novo diretor de Recursos Hídricos do Estado, Paulo Renato Paim, é uma das presenças confirmadas na primeira plenária de 2019, dia 14 de março, às 14h, na Unisinos. Ex-presidente da entidade por dois mandatos, de 1999 a 2001 e de 2001 a 2003, o dirigente tem expressiva participação no meio, já tendo sido secretário-executivo do Conselho de Recursos Hídricos — órgão deliberativo do Sistema de Recursos Hídricos (SRH) gaúcho e diretor-presidente da Agência de Recursos Hídricos do Espírito Santo, (AGERH). Formado em Engenharia Sanitária e com especialização em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, tem passagens ainda pela Metroplan, Secretaria Estadual de Obras Públicas, foi titular da Secretaria de Meio Ambiente de Canoas, já tendo ocupado, inclusive, a mesma posição em que está agora no governo do Estado.

 

Um dos autores da lei que instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (Lei 10.350/94), Paim define sua participação na plenária mais como “ouvinte” em um momento em que assume o desafio de pensar a gestão de recursos hídricos de forma mais eficiente, segura e descentralizada. Para ele, a concepção do Sistema de Recursos Hídricos, nos anos 90, foi uma evolução inegável. No entanto, o que está posto não “conversa” mais com o processo atual e dificulta a colocação de ideias inovadoras em prática. Na sua avaliação, isso acabou por levar a um erro, que foi pegar atalhos laterais. “Não enfrentamos os problemas”, descreve. “Fomos arrumando um jeitinho para resolvê-los”.

 

Paim acredita que está na hora de ter tranquilidade e maturidade para avaliar o caminho percorrido até então e pensar novos rumos para avançar, garantindo qualidade e quantidade das águas. “Não podemos voltar ao início, mas talvez precisemos refletir como tudo se desenvolveu, avaliar o passado e construir um caminho de sucesso”. 

 

Para o presidente do Comitesinos, Adolfo Klein, a presença do diretor de Recursos Hídricos na primeira plenária de 2019 tem um grande significado, especialmente porque a proposição do DRH vai ao encontro dos objetivos do Comitê. “O Paim conhece o coração do sistema de recursos hídricos”, destaca. “Sua volta simboliza o resgate e o fortalecimento de todos os distintos papéis que compõem esse sistema, para que todos funcionem melhor juntos”.

 

PIONEIRISMO — De acordo com o diretor de Recursos Hídricos, por ser o primeiro comitê de rio de domínio dos Estados no país, o Comitesinos tem como peculiaridade ser um “desbravador”. Para Paim, a sociedade da bacia “vive” o Sinos e seus formadores se veem como parte do rio — uma relação que não é trivial nas demais bacias. E essa situação leva a um maior comprometimento, algo muito importante para a gestão de recursos hídricos.

 

“Por essas características, o Comitesinos sempre vai na frente, empreendendo em diversas áreas, de forma pioneira e com respaldo da sociedade”, classifica. Para ele, outros dois pontos fundamentais que garantem a gestão eficiente do Comitê são os projetos próprios e a inserção junto aos órgãos financiadores.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO — A primeira plenária marca ainda o retorno da promotora Ximena Cardozo Ferreira à Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Com uma trajetória de conquistas em prol da bacia do Sinos, Ximena é a nova titular designada pelo Ministério Público Estadual para atuar nas questões ambientais da bacia e promover a aproximação institucional, inclusive com o Comitesinos.

 

Além da mudança de comando no Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Estado e da nomeação da nova promotora designada, o colegiado discutirá a possível prospecção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no rio Paranhana, em Canela. Também serão apresentados os resultados das vistorias realizadas pelo Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) em Unidades de Referência (URs) e áreas municipais que passaram por reposição de mata ciliar na primeira e na segunda fase do Projeto VerdeSinos — trabalho desenvolvido a partir de um acordo de cooperação entre Comitesinos e RGE.

 

 

SERVIÇO

O QUE? Primeira plenária do Comitesinos em 2019

QUANDO? 14 de março, às 14h

ONDE? Auditório E09 005, Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relações com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51 99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul