Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

10/05/2013

Plenária e diretoria renovadas, agora rumo ao Plano Sinos

O engenheiro agrônomo, ecologista e escritor Arno Leandro Kayser foi reeleito para presidir o Comitesinos no período 2013/2015. E ele segue tendo como vice o empresário e consultor Adolfo Antônio Klein. O eleição ocorreu nesta quinta-feira, durante a primeira reunião extraordinária de 2013 da entidade, em Santo Antônio da Patrullha. O encontro marcou a 13ª solenidade de renovação da plenária do Comitesinos e teve a entrega dos certificados para os novos componentes do colegiado do Comitê de Bacia.

     A renovação do colegiado e a eleição da diretoria também fecham os preparativos do Comitesinos para o início da última etapa da elaboração do Plano de Bacia da região, o Plano Sinos. Agora, depende apenas da assinatura do contrato entre o Estado e a empresa de consultoria que venceu a licitação para a tarefa de mobilização social (CLIQUE AQUI para rever a matéria sobre o tema).

NOVO COLEGIADO

     A solenidade em Santo Antônio da Patrulha teve a participação do diretor do Departamento Estadual de Recursos Hídricos (DRH), Marcos Mendonça; da secretária-executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), Carmem Lúcia Silveira da Silva; da prefeita de Sapiranga e vice-presidente do Consórcio Pró-Sinos, Corinha Mölling, e do vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Armindo Ferreira de Jesus (em exercício no cargo de prefeito), entre outras autoridades. A ordem do dia começou com a entrega dos certificados aos novos titulares que representam as entidades com direito a voto na plenária do Comitesinos. O grupo é composto por 32 titulares e 32 suplentes (que votam apenas na ausência do titular da vaga), além dos 16 representantes de entidades de governo (Veja a lista no final do texto).

O passo seguinte foi a eleição da diretoria (presidente e vice), que teve duas chapas na disputa. Além de Arno e Adolfo, a outra dupla na disputa foi encabeçada pelo vereador de Canoas Aloísio Bamberg, tendo como vice o representante da União das Associações Comunitárias de Novo Hamburgo – UAC/NH, Anildo Leal Matsdorf.  O resultado foi de 22 a 5 votos pela a reeleição da diretoria que esteve à frente do Comitesinos pelos últimos sete meses – em uma espécie de mandato-tampão para fazer novamente a escolha da diretoria passar coincidir com a renovação da plenária.

DISCURSOS

     Os trabalhos na manhã da quinta-feira abriram com uma apresentação do Coral AABB Comunidade e reunião foi até perto do meio-dia. Nos discursos, A vice-presidente do Consórcio Pró-Sinos, Corinha Mölling, salientou a necessidade de maior aproximação entre as duas entidades. Ela ressaltou a grande responsabilidade do consórcio na busca soluções para problemas de saneamento e outras questões ambientais que envolvem diretamente as prefeituras e como essas ações se conectam ao trabalho do Comitê de Bacia. “Na própria prefeitura de Sapiranga, temos pessoas que fazem um grande trabalho junto à comunidade e participam das ações do Comitesinos”, ressaltou, recordando, inclusive a época em que seu marido, o hoje deputado federal Renato Mölling, integrava o Comitesinos.

O vice-prefeito patrulhense, Armindo Ferreira de Jesus, também ressaltou o trabalho que os prefeitos fazem em busca de recursos para as questões do município. “Seguidamente os chefes de governo precisam estar em Brasília, que é onde se consegue direcionar alguma coisa para as prefeituras”. Segundo ele, caso do prefeito Paulo Roberto Bier, que estava na capital federal encaminhando projetos. “É em nome do prefeito também que parabenizamos o Comitesinos, pelos seus 25 anos de história (completados em abril)”, saudou Jesus.

O diretor do DRH, Marco Mendonça, explicou que o processo de contratação da empresa que vai dar suporte técnico e acompanhar o trabalho de mobilização social para o Plano Sinos está indo para sua fase final. “Temos trabalhado incansavelmente com o Comitesinos e nos esforçado muito para que os trabalhos comecem logo. O processo de licitação já foi concluído e o contrato agora está para ser assinado.” Ele ressaltou a importância do Comitê de Bacia no processo, saudou “os novos membros e as pessoas que tem ajudado a entidade a permanecer em pé todos estes anos” e ainda brincou, sobre a conclusão do Plano Sinos: “Preparam-se, vocês vão ter muito trabalho nos próximos meses”.

Já presidente reeleito do Comitesinos, Arno Kayser, relembrou a história do Comitesinos e sua característica de mobilização em torno das águas da Bacia do Sinos. “Estamos entrando em um momento que vai exigir muito de todos nós, à medida que vamos discutir ações para preservar a água, que representa a vida, nosso maior valor”, comentou, referindo-se aos esforços para conclusão do Plano Sinos. Arno também salientou a importância da pluralidade de opiniões e seu vice fez questão de relacionar isso ao crescimento da capacidade técnica da entidade. “Novos conhecimentos e novas maneiras de ver as coisas nos fazem melhor, porque nos dá mais oportunidades na busca de soluções.”

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul