Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

19/01/2014

Marcadas as primeiras reuniões comunitárias para o Plano de Bacia

A região já tem marcadas as primeiras reuniões comunitárias para discutir o enquadramento dos rios e arroios que terão uma atenção especial na reta final do processo de elaboração do Plano de Bacia do Rio dos Sinos. O anúncio das duas reuniões e dos preparativos para os encontros em outras cidades ocorreu durante a primeira reunião plenária do Comitesinos em 2014. Foi na última quinta-feira, na Unisinos. A plenária contou com representantes do Departamento Estadual de Recursos Hídricos (DRH), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), dos os setores produtivos, governo, entidades e população da região. E também com a presença (como visitante) do gerente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Marcelo Amorim.

Conforme a secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger, O primeiro encontro será no dia 11 de março, em Canoas, para debater as metas de qualidade e usos da água para o Arroio Sapucaia. A reunião ainda não tem horário definido, mas será no Auditório da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), com representantes também das comunidades de Esteio e Sapucaia do Sul.

Já no dia 13 será a vez de Novo Hamburgo sediar o a reunião comunitária para o enquadramento dos Arroios Peri/Pampa e Luís Rau. O encontro vai ocorrer a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores hamburguense e deve contar também com representantes do município de Campo Bom.

           METAS E REGRAS

O presidente do Comitesinos, Arno Kayser, reforçou a importância dos encontros, para que o Plano de Bacia traduza o melhor cenário para o desenvolvimento sustentável da região. “Os encontros vão servir para aliar o conhecimento técnico dos relatórios feitos até aqui com as informações e os anseios que cada comunidade tem sobre suas águas. Isso é fundamental que que tenhamos um Plano de Bacia efetivo e com o comprometimento de todos”, ressaltou Kayser.

O Enquadramento é uma etapa crucial do Plano de Bacia (que deve ser concluído até julho deste ano). Nela, a comunidade discute a situação atual e as metas de qualidade das águas de seus rios e arroios, considerando os usos previstos para cada trecho. Isso não só vai guiar as ações de preservação e recuperação ambiental em toda a região nas próximas décadas (o Plano de Ações, que é a etapa seguinte dos trabalhos), como vai regrar as atividades econômicas em cada trecho.

A comunidade da Bacia do Sinos terá encontros para debater a situação e as metas de qualidade também para o Arroios Estância Velha/Portão na parte baixa da Bacia do Sinos, o Rio Areia, no trecho médio da bacia, e o Arroio Caraá, na parte alta da região. Paralelamente, serão atualizados os enquadramentos dos rios dos Sinos, Paranhana, da Ilha e Rolante, que foram feitos entre 2000 e 2002.

           PARÂMETROS

A reunião de quinta-feira teve também uma apresentação dos parâmetros de qualidade da água dos cursos a serem enquadrados, levando em conta demanda biológica de oxigênio, carga orgânica, oxigênio dissolvido e incidência de fósforo e nitrogênio. A apresentação ficou a cargo do engenheiro Henrique Kotzian, da empresa Profill Engenharia e Meio Ambiente Ltda (que faz a consultoria técnica para o plano).

A avaliação considerou três cenários distintos de vazão, entre os quais o colegiado do Comitê de Bacia deve bater o martelo em fevereiro. Isso para que já se chegue às reuniões comunitárias com o modelo mais adequado para a tomada de decisões. Os técnicos da Profill esclareceram diversas dúvidas da plenária sobre o significado de cada um dos parâmetros de qualidade estudados. Em vista disso, ficou acertado que as respostas para as principais dúvidas sobre o tema serão colocadas em um material de apoio a ser publicado no site do Comitesinos.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul