Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

15/07/2021

Fepam emite licença para estação que irá tratar metade do esgoto produzido em NH

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu em 13 de julho a Licença Prévia e Instalação Unificadas que autoriza a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo.

 

O empreendimento será construído em uma área na Vila Kroeff, bairro Santo Afonso, pela Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. A ETE terá capacidade para tratar um volume de 17.280 m³/dia, o que corresponde a 50% do esgoto doméstico gerado no município.

 

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, salientou que "projetos como esse são necessários para garantir que o Estado alcance as metas impostas pelo novo marco do saneamento. São investimentos importantes que visam a proteção ambiental e a saúde da população".

 

Conforme a chefe da Divisão de Saneamento Ambiental (Disa) da Fepam, Clarice Glufke, em reconhecimento à utilidade pública da obra, os técnicos da Fundação fizeram todos os esforços para realizar as vistorias e os estudos no local, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, para que a licença pudesse ser emitida.

 

Para a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, a emissão da licença para essa obra tão aguardada pela comunidade de Novo Hamburgo reflete a disposição da Fepam em colaborar para a resolução de problemas ambientais históricos, ampliando o diálogo e mantendo o mesmo rigor técnico em todas as análises.

 

"A Fepam se orgulha em contribuir para que uma obra dessa magnitude possa ser viabilizada da melhor forma possível, obedecendo a todos os requisitos para, não só qualificar a rede de tratamento de esgoto da cidade, mas também reduzir a carga de poluentes domésticos no Rio do Sinos", destacou a presidente.

 

Viviane Nabinger, secretária-executiva do Comitesinos, comemorou a emissão da licença. "O abatimento de carga de esgoto doméstico é prioridade no Plano de Bacia do Comitesinos. Novo Hamburgo é um dos municípios com maior número de habitantes da bacia e agora tem uma perspectiva de chegar a 50% de abatimento dessa carga. Isso irá contribuir imensamente à melhoria de qualidade da água, direcionando os esforços ao Enquadramento Legal das Águas".

 

Foto: Divulgação / Comusa

Texto: Julia Machado/Fepam

Edição: Vanessa Trindade/Fepam

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul