Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

13/04/2022

Extensionistas da Emater dão início às ações do Programa de Revitalização, que contempla bacias dos rios dos Sinos e Gravataí

Os comitês de bacia hidrográfica dos rios dos Sinos e Gravataí participaram, nesta quarta-feira (13), do nivelamento técnico, para a Emater/RS-Ascar, sobre os conceitos de restauração da vegetação nativa em propriedades das duas bacias. A reunião, que marca o início das ações do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, do qual Comitesinos o Comitê da Bacia Hidrográfica Gravatahy integram a iniciativa piloto, por serem os primeiros comitês de bacia do Brasil, foi realizada em Glorinha, no Glorinha Futebol Clube.

 

A atividade teve dois momentos. Pela manhã, a equipe do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura - Sema apresentou as etapas do projeto de restauração. À tarde, os extensionistas da Emater participaram de atividade prática em uma propriedade rural.

 

"O Revitalização contempla dois programas do Plano de Bacia do Sinos: Gestão de Áreas Protegidas e Aumento da Disponibilidade Hídrica. Esta etapa iniciada hoje relaciona-se à ação de Identificação, recuperação e manutenção de vegetação ciliar em áreas de preservação permanente. O Sinos também será contemplado na ação de Elaboração de estudo comparativo de alternativas para regularização de vazão e equilíbrio do balanço hídrico", ressaltou a presidente do Comitesinos, Viviane Machado.

 

Ao todo, o projeto piloto do Programa de Revitalização prevê a recuperação de vegetação de 50 hectares em cada bacia. Para atingir essa área, serão envolvidas 212 propriedades de até quatro módulos fiscais da bacia do Sinos e 170 do Gravataí. A partir do nivelamento, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (DRHS), Ivo Lessa, os técnicos da Emater já podem ir a campo para obter a adesão dos agricultores - trabalho que integra o dia a dia dos extensionistas da entidade - e dar início, efetivamente, às ações de restauração previstas na primeira fase do programa. 🌎✅

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

 

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul