Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

15/09/2017

Corsan apresenta investimentos para tratamento de esgoto ao Comitesinos

A Plenária Ordinária do Comitesinos que ocorreu nesta quinta-feira, 14, contou com a presença do Chefe do Departamento de Obras Regional Metropolitana da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Luciano Farina Marcon. Representando a Corsan, Luciano trouxe informações sobre os investimentos no Sistema de Esgotamento Sanitário dos municípios atendidos pela companhia, na bacia do Rio Dos Sinos. Marcon explica que, ao final das obras do PAC I e II haverá a triplicação do esgoto tratado em 15 municípios, que passarão de 18% para 67%.

 

Canoas, o maior município da bacia, recebeu mais de 120 milhões de investimentos e ainda estão previstos mais 64 milhões para serem licitados. Ao total de todas as obras previstas pela companhia, realizadas através do PAC I e II, Canoas teria 75% do esgoto tratado, que hoje é 18%. “O fato é que se não houver ligação de esgoto (rua-casa), de nada adianta nós ‘enterrarmos dinheiro’, as prefeituras precisam ser mais firmes nessas cobranças. Esgoto precisa ser tratado e coletado”, afirmou o promotor Dr. Felipe Teixeira Neto, lembrando que esse é um problema de todos os municípios, onde a obra é terminada, mas não há a ligação e por consequência não há o pagamento pelo esgoto, por cada residência.

 

Marcon ressaltou ainda a situação de investimentos nas cidades, a maioria com recursos contingenciados, ou seja, suspensos, sem previsão de começar ou com obras paradas, alguns deles ainda contaram com recursos próprios da Corsan para que não fosse perdido todo o trabalho feito. Alguns municípios são Campo Bom, Cachoeirinha, Estância Velha, Esteio, Sapucaia do Sul, Glorinha, Gramado, Canela, Gravataí, Osório, Parobé, Portão, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.

 

Ficou acordado que o Comitesinos, em sua próxima reunião plenária, agendada para o dia 19 de outubro, apresentará proposta de deliberação em apoio à cobrança de coleta e tratamento de esgoto doméstico mesmo daqueles domicílios que não fizerem suas respectivas ligações às redes coletores, quando existentes, de modo a provocar a integração de tais unidades ao sistema visando o abatimento de carga doméstica que hoje é lançada in natura.

 

 

SAIBA MAIS

Ao total a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos tem 32 municípios, sendo eles: Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul