Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

09/12/2019

Conheça dos palestrantes do I Seminário de Implementação do Plano da Bacia

Tema: Formulação e Execução de Estratégia de Controle Hidroenergético: cases nacionais

MÁRIO AUGUSTO BÁGGIO — Sócio Gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions, empresas especializadas na geração de valor a todas as partes interessadas dos operadores de saneamento, há mais de 20 anos no mercado brasileiro e latino-americano. Formação Green Belt na Metodologia Six Sigma, Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ – Ciclo 2007 e 2008, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde – OPS para a América Latina e Caribe, Ex-coordenador da Fundação Nacional da Saúde - Regional Paraná, ex-diretor de Operações e técnico da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, ex-docente da Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Faculdade Politécnica da USP/SP e formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina/PR.

 

Tema: Ações de eficiência hidroenergética da CORSAN

RICARDO RÖVER MACHADO — Engenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial e Negociação. Trabalha na CORSAN há 34 anos, tendo atuado como coordenador Operacional, superintendente regional da SURNE e da SURSIN, e como diretor de Operações. Atua no Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade, sendo referência na área de Gestão de Perdas como coordenador da Câmara Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética e também da Câmara Estadual da ABES. Já representou a CORSAN no Comitesinos, no Comitê Lago Guaíba e no Comitê Taquari-Antas. Atualmente é representante da ABES no Comitesinos.

 

 

 

Tema: Ações de eficiência hidroenergética da COMUSA

MÁRCIO BITTENCOURT — Graduado em Gestão Pública, com pós-graduação em Gerenciamento de Cidades e Gestão de Recursos Hídricos.

 

Tema: Ações de eficiência hidroenergética do SEMAE

EVERSON GARDEL DE MELO — Engenheiro Mecânico e mestrando em Engenharia Civil. Atua no Serviço Municipal de Água e Esgotos (SEMAE) de São Leopoldo/RS desde 2005, tendo sido diretor de Manutenção. Atualmente exerce a função de Assessor Técnico de Engenharia e Coordenador do Programa Corporativo de Eficiência Hidroenergética – SEMAE Sustentável. Atuou também como Assessor da presidência da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, sendo um dos criadores do Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade. É membro da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Sustentabilidade da ABES-RS e integra a CT de Gestão de Perdas e Sustentabilidade da ABES-Nacional. É instrutor do Curso Básico de Controle e Redução de Perdas na modalidade EAD, realizado pela UNIABES.

 

Tema: Experiências da Indústria

ADOLFO KLEIN — Técnico Químico pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, graduado Tecnólogo em Produção de Couros pela FEEVALE. Iniciou sua atividade profissional e 1971, atuou nove anos em multinacional, passando a partir daí a empresário industrial e em 2000 a assessor empresarial.

 

Tema:  Experiências da Produção Rural – Avanços no manejo integrado da lavoura de arroz e racionalização do uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

JOSÉ GALLEGO TRONCHONI — Graduado em engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduado em Produção de Sementes de Arroz Irrigado pela mesma instituição. Coordenador de Projetos no Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), onde iniciou carreira em 1978, tendo desempenhado inúmeras funções. Entre elas, inspetor geral, coordenador adjunto do Centro de Treinamento de Mão-de-obra Rural, gerente da Unidade de Produção Agrícola em Palmares do Sul, chefe do Escritório de Assistência de Santo Antônio da Patrulha e gerente Regional da Planície Costeira Externa (Litoral Norte). Além da extensão rural, exercida há 17 anos em Santo Antônio da Patrulha, foi o principal difusor do sistema de cultivo em pré-germinado em toda a região arrozeira do Estado, promovendo palestras, cursos, seminários, Jornadas Técnicas e o intercâmbio entre produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É também coautor do livro Arroz Irrigado no Sul do Brasil, publicado pela Embrapa em 2004 e integrante dos Comitês da Bacia do Rio dos Sinos, Gravataí, Tramandaí e Litoral Médio, principalmente mediando conflitos pela escassez de água. Tem ainda importante participação na organização e execução de projetos do programa Arroz RS do IRGA, que aumentaram a produtividade de Santo Antônio da Patrulha em mais de 2500 quilos em 07 anos.

 

Tema: Experiências da Produção Rural – Selo ambiental da lavoura de arroz

RAFAEL SANTOS — Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Qualidade Ambiental pela Universidade FEEVALE. Atualmente é doutorando no curso de Qualidade Ambiental da Universidade FEEVALE e pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz. Atua nas seguintes linhas de pesquisas: sistemas integrados de produção em solos de várzea, produção orgânica de arroz, tecnologias mais limpas de produção e elementos-traço na cultura do arroz.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul