Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

29/11/2019

Comitesinos realiza seminário sobre a implementação do Plano de Bacia

Debate, que ocorre na Câmara de Vereadores de NH, será o primeiro de uma série a abordar as ações das entidades-membro do Comitê em prol da sustentabilidade da região

 

O Comitesinos realiza, em 12 de dezembro, o seminário A implementação do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, primeiro de uma série de debates para discutir às atividades da sociedade em prol da sustentabilidade da região. Neste encontro, que ocorre na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, serão apresentadas experiências e boas práticas desenvolvidas pelas categorias de Usuários da Água – Abastecimento Público, Produção Rural e Indústria – do Programa de Otimização de Demandas de Água. A atividade se inicia às 9h, com a apresentação do tema Formulação e Execução de Estratégia de Controle Hidroenergético: cases nacionais, pelo engenheiro Mário Augusto Bággio.

 

Na sequência, o engenheiro Ricardo Rover, falará sore Ações de eficiência hidroenergética da Corsan. O mesmo case será apresentado também por representantes da Comusa (NH) e Semae (SL), respectivamente, relacionados às suas operadoras. A programação da manhã inclui ainda apresentação artística de integrantes do Projeto Guardiões da Água, de São Leopoldo. A agenda segue à tarde, a partir das 14h, com a plenária de encerramento de 2019 do Comitesinos, seguida de explanações sobre a experiência da indústria, da produção rural e manejo das águas de transposição. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas online, em http://bit.ly/SEMINARIOinscricoes até dia 09 de dezembro. Informações pelo e-mail comitesinos@gmail.com. Todos os participantes receberão certificado.

 

“Esse será o primeiro de um ciclo de seminários com o objetivo de acompanhar a implantação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, de forma a sistematizar os dados relacionados ao andamento das ações planejadas”, ressalta o presidente do Comitesinos, Anderson Etter. Segundo ele, a realização do evento na cidade de Novo Hamburgo compõe o propósito de descentralizar o debate para todos os municípios que integram a Bacia.

 

REFLEXÃO E DISSEMINAÇÃO — “Além disso o seminário propiciará que as categorias responsáveis pela execução do Plano de Bacia possam apresentar as suas ações e práticas exitosas no intuito de disseminar essas informações e promover a reflexão sobre quais as iniciativas devem ser adotadas ou aprimoradas para que alcancemos a sustentabilidade do Rio dos Sinos, assegurando água em quantidade e qualidade para os seus diversos usuários. O protagonismo destes seminários será dos integrantes da plenária do Comitesinos, de modo a envolver a sociedade em defesa e pela recuperação da Bacia”, finaliza Etter.

 

SERVIÇO

O QUE? Seminário A implementação do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

QUANDO? Dia 12/12/2019 a partir das 9h

ONDE? Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo | R. Almirante Barroso, 261 – Centro

INSCRIÇÕES: até dia 09/12 pelo link http://bit.ly/SEMINARIOinscricoes

 

Sobre o Comitesinos

Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS

Criado em 1988, por decreto do governo do Estado, é o primeiro Comitê de Bacia do Brasil e o colegiado oficial com atribuição legal para o gerenciamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Pioneiro em várias frentes, integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Um de seus grandes diferenciais é a capacidade de mobilização e participação dos setores sociais representativos de sua área de atuação para a melhoria da qualidade das águas locais, assegurando sua disponibilidade para os diferentes usuários e adotando medidas para a redução dos efeitos negativos das cheias. Ao longo de seus mais de 30 anos alcançou expressiva penetração social pela coordenação de projetos como MONALISA, DOURADO e VerdeSinos e na elaboração do Plano de Bacia em processo de efetivação.

 

O SEMINÁRIO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Racionalização do uso da água
  • Elaboração de estudos sobre o reuso da água nos diversos processos
  • Redução de perdas nos sistemas de abastecimento de água
  • Ações para equilibrar o balanço hídrico
  • Melhor manejo das águas de transposição

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

08h30min às 09h

 

CREDENCIAMENTO

 

09h às 09h15min

 

ABERTURA

09h15min às 10h

 

Formulação e Execução de Estratégia de Controle Hidroenergético: cases nacionais

 

Expositor: Eng. Mário Augusto Bággio

10h às 10h15min

INTERVALO

10h15min às 10h35min

Ações de eficiência hidroenergética da CORSAN

 

Expositor: Eng. Ricardo Rover

10h35min às 10h45min

 

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

 

Projeto Guardiões da Água

 

 

10h45min às 11h05min

 

Ações de eficiência hidroenergética da COMUSA

 

Expositor: Gestor Público Márcio Bittencourt

11h às 11h20min

Ações de eficiência hidroenergética do SEMAE

 

Expositor: Eng. Mec. Éverson Gardel

11h20min às 12h

DEBATE

 

14h às 14h15min

 

ABERTURA E APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR

14h15min às 14h25min

Experiências da Indústria

 

Expositor: Consultor Ambiental e representante da AICSul Adolfo Klein 

14h25min às 15h

Experiências da Produção Rural – Avanços no manejo integrado da lavoura de arroz e racionalização do uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

 

Expositor: Eng Agr José Gallego Tronchoni

15h às 15h20min

Experiências da Produção Rural – Selo ambiental da lavoura de arroz

 

Expositor: Eng. Agr. Rafael Santos | IRGA

15h20min às 15h40min

Melhor manejo das águas da transposição

 

Expositor: Eng. Marcos Mello | CEEE

15h40min às 16h30min

DEBATE

 

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51 99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul