Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

30/09/2019

Comitesinos realiza reunião mensal dos parceiros do projeto VerdeSinos em Taquara

Encontro regional será na terça-feira (01/10), a partir das 8h30, na sede da Promotoria de Justiça/MP do município

 

O Comitesinos realiza nesta terça-feira (01) reunião mensal do VerdeSinos, na sede da Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual de Taquara. O encontro, que se inicia às 8h30, contará com a participação de representantes dos 13 municípios integrantes da terceira fase do projeto. Seguindo a praxe, a pauta será dividida em duas etapas.

 

Pela manhã, o professor doutor Uwe Schulz, da Unisinos, apresentará ao grupo a evolução do mapeamento das áreas úmidas na várzea do Rio dos Sinos, trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Universidade e compõe o momento de qualificação direcionado aos profissionais do projeto. Em seguida, a promotora designada da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, Ximena Cardozo Ferreira, falará sobre a evolução das atividades do VerdeSinos e a importância do fortalecimento das relações entre a rede de parceiros.

 

À tarde, a discussão envolve questões operacionais e administrativas relativas à execução das atividades programadas pelos municípios parceiros. Temas como a renovação da composição do Comitesinos — processo em andamento que culminará com a posse das novas entidades-membro e da diretoria da entidade em 10 de outubro, também serão abordados. Será avaliada ainda a participação do VerdeSinos na Expointer 2019.

 

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO — Os encontros regionais ocorrem uma vez por mês, em lugares diferentes e com a proposta de oferecer oportunidade de qualificação por meio de palestra, seminário, oficinais ou dinâmicas realizadas por profissionais do projeto ou das entidades parceiras. Nessas ocasiões, também são visitadas, sempre que possível, as Unidades de Referência (UR’s) do VerdeSinos — propriedades rurais públicas ou privadas e Centros Ambientais —, para troca de conhecimento. 

 

“Esses encontros são um excelente momento para revisitar as realidades locais, entender como podemos direcionar as ações do VerdeSinos com mais eficiência para alcançar nosso objetivo, que é a melhoria da quantidade e da qualidade das águas da bacia”, explica a secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger. De acordo com a bióloga Suzete Schneider Nunes, integrante da equipe de coordenação do VerdeSinos, as propriedades rurais ocupam importante papel nesse cenário, pois a conservação das nascentes e mananciais depende muito do movimento de preservação realizado por esses produtores. “Por isso nossas ações estão bem focadas, nesta fase, nas práticas sustentáveis que visem à restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural”, completa.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul