Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

28/07/2017

Comitesinos é selecionado para estudo de caso sobre a gestão das águas no Brasil

A Agência Nacional das Águas-ANA, selecionou o Comitesinos, entre os mais de 210 comitês do Brasil, para estudo de caso sobre a gestão dos recursos hídricos. O alto envolvimento com a comunidade, trabalhos relevantes e efetivos realizados em três décadas, colocaram o Comitesinos entre os únicos oito comitês de todo o país, escolhidos para o estudo. Representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estiveram nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, na sede do Comitesinos, na Unisinos, para cumprir parte da pesquisa “Diálogos para o aperfeiçoamento da política e do sistema de recursos hídricos no Brasil”, realizada em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) – que coordena a iniciativa – a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA) e o Banco Mundial.

A partir da metodologia de Grupos Focais de Discussão para Estudo de Caso, representantes de entidades que compõem o Comitesinos, responderam perguntas e debateram sobre a preparação para eventos críticos. O mapeamento da planície de inundação da bacia através de uma coordenação/articulação do Comitesinos, Ministério Público e municípios, foi a experiência que colocou a região em destaque nacional.

Os resultados da iniciativa serão apresentados durante o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo sobre recursos hídricos, que será sediado em Brasília em 2018.

Nestes dois grupos focais estiveram presentes representantes de entidades membro do Comitesinos, além de representantes da Defesa Civil do Estado, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN.

 

Sobre o projeto

O projeto Diálogos para o Aperfeiçoamento da Política do Sistema de Recursos Hídricos no Brasil busca contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que completa 20 anos em 2017, a fim de fornecer respostas mais eficazes e efetivas para a sociedade brasileira em face dos desafios enfrentados pelo setor de recursos hídricos. Também serão identificados os avanços produzidos pela Política e as lacunas e fragilidades da PNRH. Outro foco da iniciativa será o de propor ações para fortalecer e consolidar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Durante este ano estão sendo realizados estudos de caso que possam fornecer elementos concretos para uma melhor gestão de recursos hídricos no Brasil.

A Política Nacional de Recursos Hídricos será discutida em todo o País com a participação dos entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, setores usuários de água e a sociedade em geral.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul