Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

22/06/2022

Comitesinos apresenta pautas da bacia do Sinos ao Executivo leopoldense

Viviane Machado, presidente do colegiado, foi recebida ontem pelo prefeito Ary Vanazzi e o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter

 

A presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, se reuniu com prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi e o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, nesta quarta-feira (22), para tratar de pautas importantes à bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Durante o encontro, foram abordados pontos como os problemas ambientais e a necessidade de buscar soluções para essas questões e ainda de discutir tais assuntos com a comunidade. A reunião deu início a uma agenda de discussões que a diretoria do colegiado pretende estabelecer com os Executivos municipais para buscar soluções em conjunto para a bacia.

 

Um dos temas primordiais discutidos com o prefeito leopoldense foi a cobrança pelo uso da água e o caráter de educação ambiental para seu aproveitamento racional. “A cobrança fará com que o uso seja racionalizado, impedindo que esse recurso hídrico, que é um bem tão precioso para todos, seja esbanjado”, assinalou Vanazzi.

 

A presidente reforçou a importância da ampliação do número de parceiros do projeto VerdeSinos, coordenado pelo Comitê desde 2009 e que tem grande repercussão na bacia, tanto na educação ambiental, quanto nas áreas preservadas. Também informou que a diretoria e a Comissão Permanente de Assessoramento (CPA) vêm trabalhando na organização do Seminário de 35 anos do Comitesinos, comemorados em março de 2023. A programação abordará temas relevantes para o meio ambiente e diretamente relacionados à proteção e preservação da bacia hidrográfica.

 

BALANÇO HÍDRICO — Viviane e Vanazzi também conversaram sobre os períodos de estiagem e cheias e os problemas que afetam os usuários da água do Rio dos Sinos e moradores da bacia. Segundo ela, a bacia foi contemplada, junto com o Comitê Gravataí, no projeto piloto do Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas, coordenado pelo Estado. No momento, foi iniciado o diagnóstico, recuperação e manutenção de APPs de cursos d’água — em execução pela Emater. O estudo de alternativas para regularização de vazão e equilíbrio hídrico da bacia, cujo Termo de Referência já foi elaborado, será realizado na segunda etapa. “O estudo apontará intervenções estruturantes ou não estruturantes necessárias para aumentar a disponibilidade de água na bacia, o que garante quantidade e, indiretamente, qualidade”, destacou Viviane.

 

COMUNICAÇÃO COMITESINOS

Relacionamento com a imprensa

Jornalista Magali Schmitt

51.99972.3777

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul