Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

26/09/2014

Celebração das Águas terá movimentação na próxima semana

A próxima quinta-feira (dia 2 de outubro) terá a solenidade de culminância da Celebração das Águas 2014 na bacia do Sinos, que vai ocorrer a partir das 14 horas, em São Leopoldo. Estudantes e autoridades de diversos municípios da região deverão levar as águas coletadas em rios e arroios de suas comunidades, para o ritual de mistura e bênção macroecumênica. A cerimônia vai ocorrer na Galeria Cultural da Biblioteca da Unisinos (Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei) e terá também apresentação do Grupo Camerata e o espetáculo Incrível Aventura Pirata, do Grupo Corsários Inversos.

A Celebração das Águas na Bacia do Sinos é promovida pelo Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), em parceria com a Unisinos, juntamente com os municípios parceiros do PPEA e patrocínio da Petrobras. Como ocorre todos os anos, o objetivo é refletir sobre a importância da água e o papel das pessoas para sua preservação – tudo a partir de seu sentido sagrado como fonte de vida.

PORTÃO

Antes do evento de culminância em São Leopoldo, na terça (30 de setembro) a Celebração terá ainda uma etapa em Portão, com a participação de uma comitiva de Estância Velha. Estudantes, professores, autoridades e religiosos farão o ritual de mistura e bênção no Centro de Eventos Lothar Kern (Rua 9 de Outubro, Centro).  Seguindo a sistemática da Celebração, antes do evento, os estudantes farão antes a coletas de água nos principais arroios de suas cidades, refletindo sobre suas condições e o que pode ser feito para melhor cada realidade.

ROMARIA

A Celebração das Águas na Bacia do Sinos é a versão local (e integrante) da Romaria das Águas, que ocorre em todas as nove bacias que formam a Região Hidrográfica do Guaíba (Bacias do Sinos, Caí, Gravataí, Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari/Antas e Lago Guaíba). A iniciativa nasceu pela ação do irmão marista Antônio Cechin, em um trabalho junto às comunidades da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre.

Como em todos os anos, o fechamento da Romaria será no dia 12 de outubro, em uma festa junto ao Guaíba, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Nesse dia, representantes das nove bacias hidrográficas da região levarão suas águas, que são misturadas e abençoadas, antes de serem devolvidas ao Guaíba.

TEATRO

Os Corsários Inversos (espetáculo da quinta-feira) são “piratas-poetas” que navegam pelos mares e universos em busca de novos tripulantes. Numa jornada cheia de poesia e loucuras, aliando música, teatro de bonecos, contação de histórias, eles dividem seus maiores tesouros: os segredos escondidos entre os versos e as palavras.

Num sutil e engraçado jogo, criado entre os personagens e a plateia, o público é convidado a deixar a posição de espectador para tornar-se protagonista desta aventura.

CLIQUE AQUI para conferir uma palhinha em vídeo

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul