Av. Unisinos, 950 / Sala A01 8121
Centro Comunitário do Campus da Unisinos
Bairro Cristo Rei • São Leopoldo • RS
Fone: (51) 3590-8508

28/10/2014

Briefing para novas áreas de conservação

Um briefing com representantes dos centros ambientais e escritórios da Emater na região sobre o trabalho de identificar, indicar e intermediar o acesso a espaços que podem se tornar áreas de conservação na Bacia do Sinos. Esse foi o tema central da reunião promovida pela coordenação do Projeto VerdeSinos na última sexta-feira (dia 24), em Sapiranga. O encontro ocorreu no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam).

O biólogo Martim Mölz, da Fundação Zoobotânica do Estado, explicou ao grupo a sistemática do trabalho que está sendo realizado na região, para a criação das novas áreas. Segundo ele, já há diversos pontos em potencial  georreferenciados na região, mas a intenção é que o grupo sugira locais em seus municípios. Ele também ressaltou a importância da intermediação principalmente dos técnicos da Emater para poder entrar nas propriedades e convencer os produtores a aderirem à ideia.

VIABILIDADE

“Nossa intenção é formar áreas de conservação que possam ser exploradas economicamente. É preciso ficar claro que não vamos inviabilizar as propriedades, o que hoje é o principal receio de quem vive de suas terras”, enfatizou Mölz, que também é pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Para o projeto, estão sendo consideradas  áreas que possuam uma variedade nativa interessante e que sejam importantes para conservação da fauna silvestre.

As áreas de conservação são um dos focos do Projeto VerdeSinos, que, a partir deste ano, voltou seus esforços também para as áreas úmidas (banhados), encostas e nascentes. Tudo somando forças ao trabalho de recuperação da mata ciliar, que ainda prossegue e foi o mote da iniciativa até o ano passado. Novamente, o projeto está contando com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, para reforço de suas ações, que incluem equipamentos e materiais para as ações de campo, pesquisas científicas e educação ambiental, além da mobilização de voluntários e parceiros da iniciativa privada, entidades governamentais e do terceiro setor.

› Compartilhe este Post
Unisinos
Governo do Estado do Rio Grande do Sul